Twitter Widget

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sobre a palestra do Deputado Federal Paes de Lira

Domingo, dia 15 de novembro de 2009, em  Boa Viagem - Recife, o Dep. Fed. Jairo Paes de Lira, fez uma palestra, discorrendo sobre o tema "Em face da crise moral brasileira: se em silêncio nos curvamos, ao silêncio nos reduzirão".


COMENTA-SE POR AÍ:


Este é o comentário de Miguel, na comunidade "P-CON Partido Conservador", do orkut, que esteve presente na ocasião:

Sim, fui à palestra que foi muito boa! O Dep. é um sujeito ponderado, equilibrado mas firma. Não é nada parecido com o Bolsonaro que acaba levando às pessoas à uma imagem caricata.
.
Ele é favorável à criação de Partido Conservador (com este nome mesmo), embora ache mais viável aproveitarmos um partido já existente.
Na avaliação dele o PTC tem o Estatuto que mais se aproxima aos ideais do conservadorismo político.
Como ele é membro da executiva nacional, vai propor que o PTC mude seu nome para "Partido Conservador - PCON", exatamente como nós propomos.
Na sua avaliação, é necessário criarmos e estimularmos um Movimento Nacional Conservador, não sendo suficiente a existencia de uma agremiação partidária.
Explicou-nos os meandros das votações de projetos no Parlamento, de modo a entendermos como projetos que não contam com o apoio da população são aprovados.
Avalia que sem o apoio da bancada evangélica não é possível barrar os projetos de engenharia social da esquerda.
Contou-nos que a bancada católica (que é majoritária) só vota de acordo com a Igreja quando a CNBB exige. Ele disse que no caso da Concordata com a Santa Sé viu os deputados católicos partirem para o confronto contra aqueles que eram contra "e mostrarem a cara".
Resumindo, se a CNBB quisesse teríamos um partido conservador no Brasil.
Fiz algumas intervenções. Disse que a CNBB não é monolítica, e que há um clero minoritário conservador e que ele precisa convencer esse clero da importancia de termos um movimento conservador no Brasil, pois o apoio desse clero é fundamental junto ao eleitorado católico.
Falei, inclusive, da importancia de o partido e o movimento terem o nome de "Conservador" para quebrar o paradigma de que não é viável um partido conservador no Brasil. Citei o caso da Colômbia em que o Partido Conservador está no Poder com Uribe. Foi quando ele concordou e disse q iria sugerir a mudança do nome do PTC.

Falamos ainda da importancia da internet como ferramenta para alcançar boa parte da população e dos custos baixos desse recurso.
Quanto à captação de recursos, eu salientei que não é possível depender exclusivamente das contribuições individuais de simpatizantes, sendo necessário ter outras fontes. Ele sugeriu a venda de livros, botons, etc,. Aproveitei para dizer que não acredito que o grande capitalista nos ajude, fazendo mais fé no pequeno comerciante ou pequeno industrial, de modo que teremos que ter vários discursos para diferentes alvos (reforma tributária e segurança pública para os comerciantes, por exemplo). O Partido Conservador, portanto, será um partido "pequeno burguês".
O deputado causou-me a impressão de que estuda o conservadorismo enquanto doutrina política, não sendo seus posicionamentes meramente subjetivos.
Foi discutido ainda, a necessidade de que embora precisemos de nos inspirar, no que toca à organização do movimento em experiencias extrangeiras, nosso conservadorismo deverá ter a cara do brasil, não podendo ser uma mera imitação do conservadorismo americano.
Ele disse que dificilmente teremos condições mínimas para lançarmos um candidato a presidencia da república já em 2010, mas a idéia é trabalharmos nesse sentido, ainda que seja para termos um anticandidato.
Pessoalmente o deputado é um homem gentil, mas sem afetações, muito boa disposição física, vestia um terno que fazia-o parecer um missionário mórmon ou um membro do FBI (azul marinho, aparentemente de micro fibra, camisa branca, gravata de listras, sapatos pretos estilo americano-conservador impecavelmente engraxados, e estava corado porque foi à praia naquele dia - ele chegou no dia anterior à noite).
Ele afirmou que se dispõe a liderar esse movimento conservador, pois vê na oposição ao governo pouca disposição de expor-se.
Causou-me uma impressão de um homem de opiniões firmes, de gostar de fazer as coisas às claras. Pareceu-me um dos "homens de boa vontade" de que fala o Evangelho.

Além da palestra do deputado tivemos tres conferencias virtuais, com direito a perguntas e comentários: uma do Sr. Sepulveda, que fez uma brilhante exposição sobre o cenário internacional latino-americano, realçando a questão de Honduras, outra de um correspondente brasileiro nos Estados Unidos que nos realçou a importancia de aprendermos com eles como "organizarmo-nos", e a última de um correspondente brasileiro na Polônia que nos deu um quadro muito interessante da política e do jogo de forças no Parlamento daqueles país.
Em seguida tivemos um jantar muito agradável, onde os assuntos foram variados.
Lamentavelmente o encontro foi feito às pressas, o que levou a algumas ausencias lamentaveis. Mas ficou-se de agendar um novo encontro, com mais planejamento.
Apesar de ser um pouco reservado, o deputado mostrou interesse em estreitar relações com o nosso grupo, fazendo inclusive questão de me dar o seu número privado durante o jantar (não o vi fazer isso com mais ninguem).
O que me pareceu muito claro é que precisamos manter contato pessoal e não só virtual entre nós conservadores, e começar a trabalhar ideias e eventos de baixo custo, começando a lançar as sementes.
Estou disposto a reunir-me quinzenalmente com os conservadores de Recife e adjacencias para comerçarmos a trabalhar, porque não queremos apenas uma candidatura, mas um movimento permanentemente mobilizado junto à opinião pública, tal como nos EUA.

Aliás, o Deputado acha que o nome "Partido Conservador" deverá incentivar alguns dos filiados que não se identificam com o conservadorismo a sair do partido, uma vez que "alguns são mais trabalhistas do que cristãos", segundo ele.
.
Resumindo: o Deputado é católico, não é maçon, é conservador, monarquista, amigo da Família Imperial e amigo dos Fundadores. Acho que são boas referencias, não?
.
para maiores esclarecimentos, sugiro (e proponho) que cada membro da comunidade encaminhe seus questionamentos, apoios e sugestões ao e-mail dep.paesdelira@camara.gov.br

O blog do Deputado:

.
http://deputadopaesdelira.blogspot.com/


Vejam este comentário neste link:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=28290381&tid=5403662457249494994&start=1



Enfim, acho que podemos ver uma luz no fim do túnel...

Nenhum comentário:

Postar um comentário